< Filipenses 4 >

1 Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados.
Meus irmãos em Cristo, amo vocês e tenho saudades de vocês. Vocês me [fazem ]felizes e tenho orgulho de vocês/prazer em vocês. Queridos amigos, à base [de tudo que eu já disse a vocês], continuem a crer firmemente no Senhor conforme aquilo que acabo de ensinar vocês.
2 Rogo a Evodia, e rogo a Syntyche, que sintam o mesmo no Senhor.
Exijo que [você], Evódia, e [você], Síntique, entrem de novo em um relacionamento pacífico uma com a outra, [já que vocês duas têm um relacionamento com ]o Senhor.
3 E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.
E, [meu ]fiel companheiro, peço que você as ajude a [ter outra vez um relacionamento pacífico uma com a outra, ]porque elas têm [proclamado fielmente ]a boa mensagem [sobre Cristo ]junto comigo [ainda que muitos ]têm se oposto a nós (excl). [Elas têm proclamado fielmente a boa mensagem ]junto com Clemente e os meus outros companheiros de trabalho, cujos nomes [estão ]no livro [no qual Deus tem escrito os nomes de todos aqueles que vão ]viver [para sempre/eternamente.]
4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
Alegrem-se sempre [porque têm um relacionamento com ]o Senhor. Digo de novo, alegrem-se!
5 Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
[Ajam de tal maneira que ]todos possam saber que são gentis/simpáticos. O Senhor está perto (ou, vem logo).
6 De nada estejais solicitos: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e suplicas com ação de graças.
Não se preocupem com nada. Pelo contrário, orem [a Deus ]em todas as situações, digam a ele o que precisam, e peçam [que ele ajude vocês.] Também agradeçam [a ele por aquilo que ele faz por vocês.]
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
Como resultado, Deus ajudará vocês a não se preocuparem [com nada ] (ou, Deus protegerá suas mentes) [por completo. Isto é, Ele vai fazer com que vocês tenham paz interior porque vocês têm um relacionamento com ]Jesus Cristo. [Vocês ]nem vão poder entender como é que podem sentir tanta paz [em situações tão difíceis!]
8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai
Meus irmãos crentes, tem mais uma coisa que [quero que façam]. Aquilo que é verdade, aquilo que é digno de respeito, aquilo que é justo, aquilo que é moralmente puro, aquilo que é agradável, aquilo que é admirável, aquilo que é bom, aquilo que [as pessoas ]admiram, é naquilo que vocês devem pensar continuamente.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
As coisas que eu ensinei a vocês e que vocês receberam de mim, as coisas que vocês me viram [fazer ]e me ouviram [dizer], são essas as coisas que vocês [mesmos ]devem fazer sempre. Como resultado [de vocês fazerem estas coisas], Deus, aquele que [faz com que tenhamos ]a paz interior, estará com vocês.
10 Ora muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; visto que vos tendes lembrado, mas não tinheis tido oportunidade.
Alegro-me muito e [dou graças ]a Deus porque agora depois de algum tempo vocês mais uma vez demonstraram que se preocupam por mim [mandando-me dinheiro. ]De fato, vocês sempre se preocupavam comigo, mas não tinham oportunidade [de mostrar esta preocupação. ]
11 Não o digo como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Digo [isso ]não por [estar preocupado porque me ]faltam coisas [de que preciso]. (Frase Alternativa: Não digo isso porque me faltam coisas necessárias.) De fato, já aprendi a estar contente em qualquer [situação].
12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância: em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, assim a ter fartura como a ter fome, assim a ter abundância, como a padecer necessidade.
[Especificamente], sei como [estar contente quando ]não tenho tudo quanto preciso, e sei como [estar contente ]quando tenho tudo. Já aprendi a [estar contente ]em toda e qualquer [situação. Especificamente, ]já aprendi a [estar contente quando ]tenho suficiente para comer e aprendi a [estar contente quando ]não tenho bastante para comer. Aprendi a [estar contente quando ]tenho bem bastante [do que preciso ]e aprendi [a estar contente ]quando me faltam [coisas].
13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Posso lidar com todas as situações porque [Cristo ]me dá as forças para fazer isso.
14 Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.
Mesmo assim, vocês fizeram [muito ]bem em [ajudar-me ](OU, [em me dar dinheiro])enquanto estou sofrendo dificuldades.
15 E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo em razão de dar e receber, senão vós somente;
Vocês filipenses sabem que naquela época quando [eu ]primeiro [proclamei ]a boa mensagem [para vocês], quando saí para ir à [província da ]Macedônia, vocês eram os únicos crentes que [me mandaram ]ajuda para que eu [proclamasse a boa mensagem ]a outros assim como tinha feito para vocês.
16 Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica.
Mesmo [quando eu estava na cidade de ]Tessalônica, duas vezes vocês me mandaram [dinheiro ]para [suprir ]o que me faltava.
17 Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que abunde para a vossa conta.
Não [é ]que eu queira que vocês me deem dinheiro. Pelo contrário, quero que [Deus ]abençoe vocês abundantemente como resultado de [vocês me ajudarem].
18 Mas tudo tenho recebido, e tenho abundância: estou cheio, depois que recebi de Epaphrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.
Já recebi uma [ajuda generosa de vocês ]e [como resultado ]tenho bastante. Tenho bem bastante [do que preciso porque ]já recebi de Epafrodito o dinheiro que [vocês me mandaram. ]Deus considera muito aceitável a ajuda de vocês e se agrada muito dela. [O seu presente/sua ajuda é como ]um sacrifício de bom cheiro (OU, algo de bom cheiro que as pessoas oferecem a Deus).
19 Porém o meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
[Além disso], Deus, [a quem sirvo], tem uma grande abundância de [tudo quanto nós (incl) precisamos]. E como resultado, por causa do seu relacionamento com Cristo Jesus, ele vai suprir por completo tudo quanto vocês precisarem.
20 Ora ao nosso Deus e Pai seja glória para todo o sempre. amém. (aiōn g165)
[Por isso], louvado seja Deus nosso Pai para sempre e sempre! Amém. (aiōn g165)
21 Saudai a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo vos saudam.
Saúdem [para mim / nós (excl) ]todos ali que fazem parte do povo de Deus[, isto é, todos aqueles que têm um relacionamento com ]Cristo Jesus. Os irmãos em Cristo que [servem Deus junto ]comigo aqui mandam lembranças para vocês/dizem que pensam em vocês com saudades.
22 Todos os santos vos saudam, mas principalmente os que são da casa de Cesar.
Todos do povo de Deus [aqui ]mandam suas lembranças para vocês/dizem que estão pensando com saudades em vocês. Em especial [os irmãos crentes que trabalham ]no palácio do imperador mandam lembranças a vocês/dizem que estão pensando em vocês com saudades.
23 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vós todos. amém.
[Oro que nosso ]Senhor Jesus Cristo [continue a ]mostrar bondade a vocês.

< Filipenses 4 >