< Mateus 23 >

1 Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
Então Jesus disse à multidão e a nós seus discípulos:
2 Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
“Moisés foi o mestre [venerado] que ensinou [ao povo as leis que Deus deu a ele]. Agora os fariseus e os homens que ensinam as leis [judaicas] fazem de si mesmos os que interpretam essas leis. [IDM]
3 Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam:
Por isso, vocês devem fazer o que eles lhes dizem para fazer. Porém, não façam como eles fazem, porque eles mesmos não fazem o que dizem [a vocês para fazerem].
4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;
[Eles fazem vocês obedecerem muitas leis que eles acham que devem obedecer, que é semelhante] a amarrar fardos difíceis de carregar e colocá-los nos ombros de vocês [MET] [para que vocês os carreguem]. Mas eles mesmos [não querem ajudar ninguém a obedecer esses leis. Eles são como] alguém que não quer carregar [nem o menor fardo] que só um dedo levantaria. [MET]
5 E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largas filatérias, e estendem as franjas dos seus vestidos,
Sempre quando [eles obedecem uma lei que Moisés escreveu], fazem onde serão vistos por outras pessoas {onde outras pessoas vão vê-los fazer}. [Por exemplo], eles alargam as pequenas caixas nos seus braços que contêm porções das Escrituras. Fazem maiores os pingentes nas suas capas, [para que os outros pensem que são justos/piedosos].
6 E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
[Querem que os outros honrem a eles. Por exemplo], nos banquetes eles querem os lugares onde as pessoas importantes se sentam. Nos cultos de louvor dos judeus eles querem sentar-se nos lugares onde as pessoas justas/piedosas se sentam.
7 E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens--Rabbi, rabi.
Eles também querem que [os outros] os saúdem respeitosamente nos mercados e querem [a honra de] serem chamados de ‘mestres’ pelos outros {que os outros [os honrem] chamando-os de ‘mestres ‘}.
8 Vós, porém, não queirais ser chamados rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo: e todos vós sois irmãos.
Em contraste, vocês [que são meus discípulos] não devem deixar que os outros os saúdem [com honra] como ‘Rabi’, [que significa ‘mestre’], porque a verdade é que vocês têm somente um mestre. Portanto, todos vocês são [iguais, como] irmãos e irmãs, [e nenhum de vocês deve agir de forma superior aos outros como fazem os fariseus].
9 E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso pai, o qual está nos céus.
Não [deem honra a ninguém aqui na terra] saudando-–o como ‘Pai’, já que Deus, o Pai de vocês no céu, é o único Pai [espiritual] de todos vocês.
10 Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
Não deixem as pessoas chamarem Formatted vocês de ‘Mestres’, pois a verdade é que eu, o Messias, sou o único mestre que ensina todos vocês.
11 Porém o maior dentre vós será vosso servo.
Em contraste, todos entre vocês que querem ser importantes [à vista/aos olhos de Deus] precisam servir os outros como fazem os servos.
12 E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Aquele que se engrandecer a si mesmo será humilhado {[Deus] humilhará aquele que se engrandece}. E aquele que se humilha será engrandecido {[Deus] engrandecerá aquele que se humilhar}”.
13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; porque nem vós entrais nem deixais entrar aos que entram.
[Então Jesus disse aos líderes religiosos]: “Será horrível para vocês que ensinam a lei [judaica] às pessoas e para vocês fariseus! Vocês são hipócritas porque [ao ensinarem o que é falso] vocês impedem os outros [MTY] [que estão pensando em deixar] Deus dominar suas vidas de fazerem isso[. O que vocês fazem é como] fechar uma porta [MET] [para que as pessoas que] estão começando a entrar [em uma cidade não possam entrar nela]. Quanto a vocês, [não deixam] Deus [governar as suas vidas e nem permitem] que os outros [deixem Deus governar as vidas deles. O que vocês fazem é como] não entrar em uma [casa] e também não deixar os outros entrarem naquela [casa]”. [MET]
14 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, e isto com pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.
15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. (Geenna g1067)
Vocês homens que ensinam as leis [judaicas] e vocês fariseus sofrerão terrivelmente no inferno! Vocês são hipócritas porque se esforçam muito para fazer com que [mesmo] uma só pessoa creia no que ensinam. Atravessam, por exemplo, mar e terra [para lugares distantes] para fazer isso. [Como resultado de ensinarem a essa pessoa o que é falso], quando uma pessoa crê no que ensinam, vocês a fazem mais merecedora do inferno do que vocês mesmos. (Geenna g1067)
16 Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo é devedor.
Vocês [líderes dos judeus] sofrerão terrivelmente no inferno. Vocês são [como pessoas] cegas que procuram guiar os outros. Vocês dizem: ‘Se alguém prometer que [fará] certa coisa e depois pedir que o templo afirme o que ele prometeu, não importa [se ele cumpre ou não] o que prometeu. Mas se ele pedir que o ouro do templo afirme o que prometeu, ele deve cumprir o que prometeu.’ (questioned)
17 Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?
Vocês são tolos e são [como] cegos! [MET] O ouro [que faz parte] do templo é importante, mas o templo mesmo é ainda mais importante, [RHQ] porque é o templo do qual o ouro faz parte que o separa de outro ouro para um uso especial para Deus.
18 E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar é devedor.
Também, vocês dizem: ‘Se alguém prometer que [fará] certa coisa e depois pedir que [o altar] afirme o que prometeu, não importa se deixa [de fazer o que prometeu]. Mas se ele pedir que a oferta [que] ele ... colocou no altar afirme o que prometeu, ele precisa fazer o que prometeu’.
19 Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?
[Vocês são como] cegos. [MET] A oferta [que é oferecida] no altar é importante, mas o altar é ainda mais importante, [RHQ] porque é o altar no qual é oferecido a oferta que a separa de outras ofertas para um uso especial para Deus.
20 Portanto, o que jurar pelo altar jura por ele e por tudo o que sobre ele está:
Portanto, qualquer um que prometer fazer algo e depois pedir que o altar afirme o que prometeu, está pedindo que tudo quanto estiver no altar [afirme o que prometeu].
21 E o que jurar pelo templo jura por ele e por aquele que nele habita:
Quem prometer fazer algo e depois pedir que o templo afirme o que prometeu está pedindo que [Deus], que vive no templo, afirme o que ele prometeu.
22 E o que jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.
Quem prometer fazer algo e depois pedir que o céu afirme o que prometeu está pedindo que o trono de Deus e que [Deus], que senta naquele trono, afirme o que ele prometeu.
23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé: deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Vocês homens que ensinam as leis [judaicas] às pessoas e vocês fariseus sofrerão terrivelmente no inferno! Vocês são hipócritas porque [mesmo que] deem [a Deus] a décima parte das ervas, tais como a hortelã, a erva doce e o cominho [que produzem], não obedecem as leis de Deus que são mais importantes. Por exemplo, não agem justamente com os outros, não tratam os outros com misericórdia e não são pessoas de confiança. Vocês devem dar o dízimo das ervas, mas, com certeza, também devem obedecer estas [outras leis importantes]. (questioned)
24 Condutores cegos! que coais o mosquito e engulis o camelo.
Vocês líderes são [como] cegos que estão procurando guiar os outros. [Segundo as suas leis, vocês pensam que tocar nos mosquitos e nos camelos os faz inaceitáveis a Deus. Mas o que] vocês [fazem é como] coar um mosquito de uma jarra de água [para que não se tornem inaceitáveis a Deus ao engolirem] e não coar um camelo [desta água], mas engolir o camelo [com a água] [MET]!
25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e iniquidade.
Será terrível para vocês homens que ensinam as leis [judaicas] e vocês fariseus! Vocês são hipócritas porque são gananciosos e egoístas. Vocês [se disfarçam de santos. Vocês são como] xícaras e pratos que foram lavados por fora, mas dentro [deles está muito sujo].
26 Fariseo cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.
Vocês fariseus cegos! Primeiro [deixem de ser gananciosos e egoístas]. Depois façam verdadeiramente o que é [justo. Isso será como] lavar o interior da xícara antes de lavar o exterior.
27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios d'ossos de mortos e de toda a imundícia.
Será terrível para vocês homens que ensinam as leis [judaicas] às pessoas e vocês fariseus. Vocês são hipócritas! São semelhantes a túmulos lavados (até ficarem) brancos [para que as pessoas possam vê-los e evitar tocar neles]. Por fora os túmulos são bonitos, mas dentro estão cheios de ossos de pessoas mortas e de sujeira.
28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e iniquidade.
Vocês são como esses túmulos. Quando as pessoas veem vocês, pensam que vocês são justos, mas no seu ser interior vocês são hipócritas e desobedecem ao que Deus manda.
29 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos.
Será horrível para vocês homens que ensinam as leis [judaicas] para as pessoas e para vocês fariseus que são hipócritas. Vocês edificam novamente os túmulos dos [profetas que outros mataram há muito tempo atrás]. Vocês enfeitam os monumentos que comemoram [pessoas] justas.
30 E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associariamos com eles para derramar o sangue dos profetas.
Vocês dizem: ‘Se tivéssemos vivido quando nossos antepassados [MET] [viviam], não teríamos ajudado [MET] aqueles que mataram os profetas’.
31 Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.
Dessa forma [vocês reconhecem que deviam honrar aqueles homens, mas desrespeitam a palavra de Deus que outros homens que Deus enviou ensinam. Assim] testificam contra si mesmos que são descendentes e discípulos [MET] das pessoas que mataram os profetas.
32 Enchei vós pois a medida de vossos pais.
Vocês estão tão dispostos a matar os outros quanto [MET] seus antepassados.
33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno? (Geenna g1067)
Como vocês são ruins! São [tão perigosos quanto] cobras [venenosas] [DOU] [MET]! Pensam/Será que pensam–– [RHQ] erradamente que escaparão quando Deus castigar as pessoas más no inferno! (Geenna g1067)
34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;
Notem que é por isso que mandarei profetas, sábios e outros homens que ensinarão a [minha mensagem] a vocês. Alguns deles vocês mandarão que outros matem, colocando-os em cruzes ou fazendo outras coisas. Alguns deles vocês chicotearão nos lugares onde adoram a Deus e correrão atrás deles de uma cidade para outra.
35 Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o templo e o altar.
Como resultado, Deus castigará vocês por matarem [SYN] todas as [pessoas] justas, inclusive [SNY] Abel, [o filho de Adão], que era justo, [SYN] Zacarias, o filho de Baraquias, que vocês são culpados de matar [no lugar santo] entre o templo e o altar e por matarem todos os profetas que viviam nas épocas entre as vidas desses dois homens.
36 Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração.
Notem isto: são vocês que observam o meu ministério que Deus castigará [por matar todos esses profetas]!
37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e vós não quizestes!
[Vocês que vivem em] Jerusalém [MTY], vocês mataram os profetas que viveram há muito tempo atrás e outros que foram mandados {que [Deus] mandou} a vocês, vocês mataram jogando pedras neles! [DOU] Muitas vezes eu quis juntar vocês para protegê-los. Eu teria sido como uma galinha que junta seus pintinhos debaixo de suas asas. [MET] Mas vocês não quiseram que eu fizesse isso.
38 Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;
Então ouçam isto: a cidade onde moram [SYN] será um lugar não habitado.
39 Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: bendito o que vem em nome do Senhor.
Guardem na mente o seguinte: vocês me verão novamente apenas quando [eu vier de novo] e vocês disserem [sobre mim]: ‘Deus realmente tem prazer neste homem que vem com a autoridade de Deus [MTY]’”.

< Mateus 23 >